Algumas considerações a respeito do que estou usando atualmente na relação da minha gravel: Cassete 11-40 microshift + extensor de gancheira.
Após o desafio 90 km caminho do sal com a relação mais leve 36×32, quis testar algo bem mais adequado, aí o Fabio Santos me forneceu o cassete 11-40 11v e o extensor microshift para teste. Estou rodando com 27,5 cravudo direto nela, tanto na terra quanto no asfalto (bom pra treinar as canelas).
Pontos positivos:
- A relação leve é muito leve. acredito que não terei mais problemas com as pirambas na terra;
- Usando a coroa grande, consigo usar um cog leve (maior q 32) sem forçar o câmbio nem cruzar a corrente, pois este cog está mais centralizado dentro do cassete;
- A corrente não necessitou de aumentar elos, o tamanho q ela estava pro cassete 11-32 rolou bem para essa combinação atual (talvez a corrente estivesse um pouco grande?)
Pontos negativos:
- Chainsuck – o sistema dá chainsuck com muito mais frequência. Tenho q trocar de coroas com mais suavidade
- Saltos entre um cog e outro – Se for pra rodar com pneus finos e no asfalto, incomoda um pouco, por ter mais dificuldade de um escalonamento suave para manter o giro cadenciado;
- Chicotadas no chainstay – devido o câmbio traseiro não ter a tecnologia shadow, acaba dando mais chicotada no chainstay, fica até parecendo que o câmbio está com a mola bem cansada. Mas aí também minimiza alterando um pouco o estilo de pedaladas;
- Reajuste considerável na regulagem do câmbio traseiro – antes de instalar esse sistema, quis deixar a regulagem do câmbio traseiro o mais correto possível, para ver no que exatamente implica a utilização desse cassete + extensor. E acontece o seguinte:
Apesar do extensor deixar o câmbio praticamente na mesma distância relativa ao cassete, deu uma diferença de praticamente um cog pra fora (tive que regular o câmbio, jogando o mesmo um cog pra dentro).
Apesar dos detalhes de itens negativos serem maiores que os positivos, o que traz de benefício é muito mais relevante do que os problemas, logo aconselho esse tipo de montagem. As marchas vão funcionar um pouco mais “frouxas”, porém não é nada demais. Tô me divertindo bem!